sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um Dia no Japão

.
Vocês acreditam que passamos um dia inteiro no Japão? Pois é, sexta-feira passada dia 24, a escola onde minha filha Mariana estuda fez uma homenagem ao centenário da imigração japonesa.
.
O evento envolveu todos os alunos dos turnos da manhã e tarde. Foi muito legal. Vou mostrar para vocês um pouco desse dia.
.
A abertura foi linda! O coral de alunos da escola cantou 3 músicas infantis do folclore japonês. E a Dona Yoshiko, avó da Débora, falou algumas palavras em japonês...
.
.

Teve um espaço para o Ikebana de chão. Lindo!!!!

.
.

Exposição de louças e kimonos.
.
.

Uma pequena Cerimônia do Chá, apenas ilustrativo.


Oficina de Mangá.

.

E claro, não podia faltar a oficina de Origami! Aliás, muito concorrida, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde. Conseguimos atrair e prender a garotada de todas as faixas de idade (4 a 15 anos)!

Olha eu aí:

Contamos também com a ajuda do William Gilbert, autor de livros de Origami. Ele é pai de aluno da escola e uma simpatia de pessoa. Dobra a rosa de kawasaki mais perfeita que já vi até hoje!

Teve muito mais coisas, como uma sala só para lendas e estórias do Japão, lutas marciais, incluindo a Arte Ninja, os ideogramas escritos por todo o lado e muito, mas muito tsuru espalhado. Ah, a garotada também pendurou Tanzaku (papéis coloridos contendo pedidos e desejos) na árvore. E vou contar um segredo: Ao final do dia, já mais cansadas e sem voz, sentamos perto da árvore para tomarmos um refrigerante e pasmem! A moçada só quer passar de ano direto, sem recuperação. Ou então, passar no vestibular. Isso é que é vida de estudante... rsrsrsrs

Confesso que saí de lá arrasada de tão cansada, mas foi muito bom, muito gratificante. E o que mais me surpreendeu foi o interesse das crianças, a vontade de aprender, de fazer uma dobra bem feita... foi TDB!!!!!

Acho que me entusiasmei um pouquinho e o post ficou enorme né?

Bjs no coração!

8 comentários:

May disse...

post enorme lindo e contagiante!!!!!! heheh as fotos ficaram lindas e o lugar deve ter ficado super tb pelo q deu pra ver!! é tao legal ver gente interessada em aprender origami ne??principalmente criança q a gente acha q nem vai se interessar....mas sempre existe a surpresa ne???heheh super legal mesmo!!!
bjus!! bom fim de semana!!!
ps: a sua bruxinha é muito linda!!!!!

Unknown disse...

Oi, Ká!
Crianças são impressionantes, não? Nesta experiência que tive, percebi como algumas são perfeccionistas nas dobras desde pequenas! E os maiores, que geralmente não costumam ligar para nada além de games e computadores ficavam deslumbrados quando conseguiam dobrar... Realmente cansativo, mas muito, muito gratificante1
Beijinhos
(hoje estou empolgada, né???)

Murilo disse...

ahh, adoro essas coisas
é muito legal...

Neca Marques disse...

Eles adoram dobrar, dobrar e dobrar.
Qdo ensino aos meus alunos em geometria ou em outra area, eles pedem livros, diagramas emprestados, para fazerem mais e mais. Um dia postei no meu blog a foto de umas alunas de 2º ano de Física aprendendo o kusudama. Muito bom e gratificante qdo eles ficam felizes pelo o que fizeram. PARABÉNS!

Kátia Mitiko disse...

Olá May!
A festa foi mesmo tudo de bom!!!
A bruxinha é mesmo linda né? Babo nela, é um espetáculo!!! Bjs

Kátia Mitiko disse...

Fabi Tutti Tu, que bom que está inspirada! É tão bom ler comentários!!!! Bjs

Kátia Mitiko disse...

Oi Murilo, bom tê-lo por aki.

Kátia Mitiko disse...

Neca!!!!
Já até falei com a diretora para colocar ano que vem o origami como atividade complementar no currículo... tamanho foi o sucesso com os alunos.
Bjs flor