sexta-feira, 21 de março de 2008

origamis


Oi!!!!


É a primeira vez que faço um blog. Tô apanhando um pouquinho... mas com o tempo vou me familiarizando e vai melhorar, eu prometo!



Há muito pouco tempo resolvi aprender origami, para ser sincera isso foi a 2 meses atrás. Minhha prima Sú me apresentou a arte e depois disso passei a pesquisar na internet.


Nessas minhas pesquisas, descobri várias coisas interessantes. E uma delas foi este texto que achei no blog da Regina Côrrea - Origami - Criando e Brincando:




"O destino de um origami - por Tomoko Fuse



Algumas vezes enquanto queimo origamis que foram amassados ou que não tenham sido bem sucedidos, de uma maneira ou outra, olho para as chamas verdes, azuis e amarelas (provavelmente causadas pelos pigmentos que dão cor ao papel) e eu reflito sobre a triste e efêmera finalidade das figuras de animais e sólidos geométricos e sobre o tempo que gastei criando eles.



A vida de um origami atinge seu ápice com o brilho de satisfação na face de seu criador no instante de sua criação ou no momento quando o trabalho é oferecido como presente a alguém. Porém, é seu destino perder a sua importância logo depois.



O tempo de duração dos origamis de todos os tipos, animais e flores ou modulares, é curta. Em exposição numa prateleira ou mesa, eles são o centro das atenções por algum tempo. Alguns deles servem de porta-trecos, porém cedo ou tarde eles ficam empoeirados, desbotados e destinados à lixeira, mesmo quando mantidos em boas condições por muito tempo. Apesar de tudo isso, mesmo que as peças de origami tenham tão curta duração, seu design explode para vida novamente cada vez que alguém o executa, e pensando assim eles podem ser considerados eternos."



Foi aí que percebi que sempre que eu acabo um origami, seja ele grande ou pequeno, eu fico parada e maravilhada com o resultado. Fico imaginando se a pessoa que vai receber vai se encantar tanto quanto eu... E o que me impressiona é que por mais que eu faça um mesmo origami diversas vezes, um não sai igual ao outro. Eles são próprios, singulares, únicos como nós. E como nós, belos pela essência.



Aos poucos vou colocando aqui, para dividir com quem também aprecia esta arte, os meus trabalhinhos, as minhas conquistas.

Várias pessoas generosas também estão me ajudando, disponibilizando diagramas e me ensinando mesmo com passo a passo, tira-dúvidas, etc. Muito obrigada a vocês, Tchami e Keith!!!








2 comentários:

Kátia Mitiko disse...

Hi!
Nice to meet you too. This is my first blog. I have to learn a lot, but keep always in touching. Thanks a lot.

Ana Claudia disse...

Você está um arraso,heim!?
Parabéns!Estão lindos!
Bjs